
Microfisioterapia
.A Técnica
Técnica de Terapia Manual desenvolvida na França em 1983 pelos fisioterapeutas e osteopatas Daniel Grosjean e Patrici Benini.
Seu embasamento originou-se através do estudo da embriologia, filogênese e ontogênese, o que proporcionou o surgimento de mapas corporais (similares aos da Medicina Oriental). Também foram desenvolvidos gestos e palpações específicos, realizados em diferentes camadas do corpo, com a finalidade de identificar a causa primária de uma disfunção ou doença, favorecendo o retorno do corpo ao equilíbrio e promovendo a saúde.
Atendimento
O atendimento tem a duração média de 1 hora. O número de sessões necessárias varia de acordo com a queixa apresentada por cada paciente, podendo ser necessárias no máximo 3 a 4 sessões. Entre as sessões é respeitado um intervalo de 30 a 45 dias para que o organismo do paciente consiga se reequilibrar frente os estímulos dados durante o atendimento.
A primeira parte da consulta se da em identificar a causa do sintoma relatado, o que damos o nome de cicatriz patogênica (pode ser de origem emocional, tóxica, química, contusional, ambientais, etc. Em seguida o terapeuta busca o local afetado, ou seja, o sintoma propriamente dito e o tipo de tecido corporal atingido. Após localizada a cicatriz é estimulado o processo de auto-correção que inicia-se no organismo.
A técnica é aplicável à todas as idades e pode ser realizada tanto no âmbito curativo quanto preventivo. É uma técnica complementar e não se opõe a Medicina convencional, tem como caractierística tratar o corpo e a mente como um todo de forma semelhante a Homeopatia e Medicina Tradicional Chinesa.
Indicações
-
Dores musculares e articulares crônicas ou agudas;
-
Distúrbios de sono;
-
Alterações hormonais;
-
Medos, fobias e síndrome do pânico;
-
Alergias, dermatites, psoríase;
-
Depressão;
-
Déficit de atenção e hiperatividade;
-
Ansiedade e agressividade;
-
Problemas urogenitais, cólicas menstruais;
-
Traumas emocionais (perdas, abandonos, separação, etc);
-
Anorexia, bulimia;
-
Dores de cabeça, cefaléia e enxaquecas;
-
Asma, bronquite, rinites, sinusites.